•  
 
 
 
 
UNIESP – Guarujá: docente da FAGU terá artigo publicado em órgão da USP
QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013
 
 
Professor da Faculdade do Guarujá – FAGU, Adriano Martins Soler teve seu artigo “A Conciliação entre Agostinho e Aristóteles por Tomás de Aquino na Questão 84 da Suma de Teologia” aprovado em 16/05 último para publicação na Faculdade de Educação da USP – FEUSP durante a XI Semana de Estudos Clássicos “Nós, os Antigos da USP”.

O eixo temático do artigo trata sobre releituras dos clássicos e de trabalhos que se ocupem de releituras de obras gregas e romanas feitas por autores medievais, modernos e contemporâneos. Resumidamente,  o texto teve como intuito apresentar sistematicamente a crítica de Tomás à concepção, ressaltando a conciliação que ele propôs para compatibilizar o pensamento de Agostinho com o de Aristóteles. 

Conforme Gilson, o ponto nevrálgico em que se dissocia a antiga escolástica e a nova é a teoria do conhecimento. Antes de Tomás, estava consolidada a teoria de Agostinho que, comumente, é conhecida por "Doutrina Agostiniana da Iluminação Divina"; depois de Tomás, tal consolidação se dilui a tal ponto que o Dr. franciscano Duns Escoto, cuja ordem era a mais fiel seguidora do pensamento, critica a teoria agostiniana de maneira muito mais explícita e dura que Tomás de Aquino. 
 


 
 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco