UNIESP – Guarujá: Direito faz I Visita ao Tribunal de Justiça
QUINTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2013

O Curso de Direito da Faculdade do Guarujá – FAGU, com o intuito de promover educação cidadã e comprometida com o profissional da área, promoverá a 1ª Visita ao Tribunal de Justiça no próximo dia 16/04.

Todos os alunos foram convidados para este primeiro evento mas, devido ao limite imposto pelo Gabinete de Cerimonial e Relações Públicas, somente 35 deles puderam se inscrever. A ação será monitorada por profissionais do próprio Tribunal e por cinco professores da IES, que acompanharão os alunos acrescentando conhecimentos doutrinários à visita física.

Acontecerá, também, uma palestra intitulada “Instalação e Evolução do Poder Judiciário Paulista e Importância Jurídico-Arquitetônica do Palácio da Justiça de São Paulo”, que conterá os conhecimentos ministrados em várias disciplinas que estarão representadas por seus respectivos professores.

Em prosseguimento ao evento, acontecerá um tour pelas principais dependências do edifício, visita à exposição do acervo histórico do Poder Judiciário Paulista e outra palestra, proferida por juízes e desembargadores, com tema jurídico a ser escolhido oportunamente.

Encerrando o passeio, os alunos assistirão à sessão de julgamento de 2ª instância, o que lhes proporcionará um contato real com a profissão escolhida e possibilitará postura crítica quanto aos trabalhos realizados no Tribunal. Por se tratar de sessão de julgamento, todos deverão estar vestidos formalmente, sendo recomendado aos homens terno e gravata e às mulheres vestimentas adequadas à ocasião.

Em decorrência do evento o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo expedirá certificado de presença e participação, que será devidamente repassado aos alunos presentes e seus mestres.

Os participantes da 1ª Visita ao Tribunal de Justiça de São Paulo partirão às 8h30 horas em frente ao edifício da FAGU em direção a São Paulo/SP, com previsão de chegada às 11h00 horas à Praça João Mendes. Se houver disponibilidade de horário, a sede da OAB e a livraria da CAASP também serão conhecidas.

Os alunos receberão horas-atividade pela visita, de acordo com o que estiver estipulado no certificado e referentes às demais atividades realizadas com os professores-monitores, desde que devidamente registradas e corroboradas pelos mesmos.

Os professores-monitores da 1ª Visita ao Tribunal de Justiça serão Cahuê A. Talarico (Direito Constitucional), Cristiane E. de Campos Pinto (Direito Processual Civil), Renato de Simone Pereira (Direito Constitucional), Rodrigo Nascimento (Direito Civil) e Semíramis  R. Carvalho (Direito Penal).

O presente trabalho é uma realização do corpo docente acima identificado com o intuito de criar nos alunos a perspectiva histórica e realista da Justiça no Estado de São Paulo.