Professora resume I Semana Interdisciplinar no Guarujį
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2012

A professora e idealizadora da I Semana Interdisciplinar realizada nesta semana pela Faculdade do Guarujá – FAGU, Maria Cristina Roma Feliciano, fez um balanço sobre o sucesso do evento em uma rápida palestra a todos os alunos. Confira:

“No encerramento oficial do nosso evento, é importante registrar que esse primeiro encontro foi, de fato, interdisciplinar. Ultrapassamos as fronteiras entre as disciplinas e o diálogo, a troca de conhecimentos foram constantes.

Mestre é quem, de repente, aprende? Sim. Nestes três dias, a imagem que ficou de vocês, aprendizes, não nas fotos apenas, mas na nossa retina, foi a imagem da alegria, da descontração pelos corredores, da seriedade na apresentação dos trabalhos. Foi a imagem da elegância dos trajes e da formosura da juventude, o esmero das camisetas personalizadas, dos trajes teatrais, o capricho dos materiais e recursos utilizados. Foram mais sorrisos do que ansiedade e, acima de tudo, vontade de acertar.

Sei que vocês conhecem a competência técnica de seus professores. Durante esses meses, sugeriram linhas de pensamento, formas de comunicação e expressão de ideias, linhas de pesquisa. Entretanto, não foi só isso. Os professores trabalharam também nos bastidores, cortando papel e arrumando crachás pela madrugada, procurando linhas, barbantes, vendendo rifas, decidindo cardápios, organizando equipes, fazendo contas, percorrendo gráficas e bazares, buscando isso ou aquilo, todos comprometidos com uma ideia.

Entre todas as aprendizagens desse encontro, gostaria de citar uma que me pareceu emblemática: a da jovem violinista que tocou o Hino Nacional. Percebi que, ao errar uma nota, ela parava, corrigia, retomava pacientemente a música olhando atentamente a partitura, enfim: recomeçava, na tentativa de fazer o melhor. É este o caminho do sucesso. Não desistir nunca, buscar corrigir a rota sem perfeccionismo, mas numa luta incessante para acertar na escola e na vida”.

Foto: Professora Maria Cristina Roma Feliciano.