Professor do Guarujį apresenta artigo em Congresso sobre Direito
QUARTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2012

No último dia 5, o professor dos Cursos de Direito e de Administração da Faculdade do Guarujá – FAGU, Nelson Speranza Filho, apresentou artigo científico no V Congresso de Direito da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

O evento teve como tema principal a “Internacionalização do Direito” e contou com artigos acadêmicos e científicos e também resumos em diversas áreas de concentração da ciência jurídica, como Direito Ambiental, Civil e Processual Civil, Empresarial, Tributário, Direito e Economia, Contratos, Direito Penal e Processual Penal.

O tema do artigo apresentado pelo nosso docente foi “Pirataria Marítima”, e versava sobre o conceito atual de pirataria e as atuais formas de combate a esta prática criminosa.

“A pirataria marítima, muito famosa pelos romances e filmes que assistimos nos cinemas, é atualmente um problema de ordem mundial em nada parecido com tais fantasias, visto que afeta não só as principais rotas usadas no comércio marítimo internacional – gerando problemas no abastecimento de mercadorias – mas também seu encarecimento, dado o aumento do frete devido à adoção de rotas alternativas ou ao pagamento de altos custos com seguro. Além disso, importa em risco à segurança da navegação e na violação aos direitos humanos de trabalhadores marítimos, sendo inegável sua relevância no contexto da sociedade global. Tal assunto demanda ampla discussão, e eventos como este congresso são instrumentos de governança de extrema importância”, comentou o professor Nélson.