Simpatia e competência marcam VII Semana Jurídica no Guarujá
QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2011

Com o tema “Direitos Humanos e Divergências no Arcabouço Jurídico Brasileiro”, a VII Semana Jurídica da Faculdade do Guarujá teve sua abertura oficial com as palavras da professora Ms. Claudinice Goulart, Coordenadora do Curso de Direito, que deu início aos trabalhos do dia 29/08.

A semana abriu os debates com o convidado, jornalista e cientista jurídico Eduardo Veloso Fuccia, que abordou o grande interesse da sociedade sobre as reportagens policiais, refletindo os cuidados da ética jornalística ao transmitir o acompanhamento das reportagens desde a ocorrência do fato até seu desfecho na esfera judicial. Casos de repercussão nacional trouxeram inquietação aos acadêmicos que não se furtaram em levantar questionamentos polêmicos sobre os fatos e acontecimentos de cada relato.

No dia 30/08, a presença do renomado criminalista e professor Dr. Eugênio Carlo Balliano Malavasi abrilhantou a noite dos acadêmicos com a análise das últimas discussões de leis penais. Em um clima descontraído, mas com a seriedade e a erudição que lhe são marcantes, ele evocou a necessidade das reflexões filosóficas dos Direitos Fundamentais positivados em nossa ordem jurídica, em toda a sua plenitude.

Para concluir os trabalhos da semana, a palestrante professora Ms. Verônica Maria Teresi, de forma suave mas também em franco e aberto debate, conseguiu fomentar calorosa discussão sobre um tema muito atual dos Direitos Humanos: “Os Principais Desafios para o Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres para a Espanha”. Ela nos trouxe dados relevantes de seu estudo, em parceria com a Universidade de Madri , na análise do tráfico de pessoas.

A presença dos alunos e professores do Curso de Direito da Faculdade do Guarujá e suas intervenções deram o brilho maior à apresentação dos convidados.