UNIESP participa de Encontro de Reitores de Universidades em Guadalajara no México
QUARTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2010

Nos dias 31/05/2010 e 01/06/2010, no México, estado de Jalisco, na cidade de Guadalajara, aconteceu a Conferência "Por um espaço Ibero-americano do conhecimento socialmente responsável", patrocinada pela Universia e contando com a presença de 1.800 reitores de vários países, dentre eles: Estados Unidos, Alemanha, China e a maioria dos países da América do Sul.

A abertura desse evento contou com a presença do presidente da República Mexicana, Felipe Calderon, do governador do estado de Jalisco, Emílio Gonzales Marquez, do Secretário da Educação Pública do México, Alonso Lujambio, e do presidente do Universia, Emílio Botin.

A UNIESP foi representada pelos Mantenedores: Cláudia A. O. Pereira e Sthefano Bruno P. Costa, que participaram ativamente dos ciclos de palestras apresentados e das atividades correlatas. A cidade de Guadalajara foi escolhida por ser considerada um berço forte da educação naquele país.

O Brasil foi ovacionado por todos os presentes na abertura da Conferência pelo fato de ter reconhecido o Espanhol como Língua obrigatória em suas escolas públicas.

Segundo a vice-presidente da UNIESP, "Os temas de debates foram muito ricos e oportunos, proporcionando aos convidados a compreensão e a reflexão de toda a problemática e os desafios que envolvem a Educação Universal, concluindo que as dificuldades se assemelham, apesar das fronteiras. Considerando a parte social, premissa central de todo o debate, a UNIESP atende a todas as expectativas no que se refere a uma instituição de ensino. Considerando a parte acadêmica, podemos dizer que os PPCs e as estruturas curriculares da UNIESP foram reformuladas e formatadas em consonância com o que foi debatido em termos de atualidade na área da Educação e isso nos dá orgulho, porque mostra que propiciamos ao nosso alunado a prerrogativa da excelência na Educação."

O mantenedor Sthefano Costa manteve bons contatos e foi lembrado pelo presidente do grupo Santander, Gabriel Jaramillo, quando este foi presidente do Banco Santander no Brasil e o conheceu aos 12 anos de idade, participando ativamente de reuniões da área financeira, em companhia de seu pai, José Fernando Pinto da Costa.